“O senhor ... mire e veja o mais
importante e bonito do mundo é isto:
que as pessoas não estão sempre iguais,
não foram terminadas,
mas que elas vão sempre mudando.
É o que a vida me ensinou.
Isso me alegra. Muitão.”
Guimarães Rosa
Período: JUNHO
Data: 27/06
Atividade: Oficina da TP 3
Duração: 8 horas
Responsável:Professor-formador
Público:Professores cursistas
Inicialmente fiz minha apresentação já que novos cursistas integraram o grupo. Esclareci algumas questões de ordem técnica e administrativa e pedi desculpas pelos transtornos que ocorreram na entrega do material e definição do local do nosso encontro. Em seguida realizei a dinâmica do fragmento de uma música, texto ou poema. Foi um momento de apresentação e interação entre os cursistas. A dinâmica utiliza a técnica do letramento onde vários textos são lembrados, abordando a concepção sóciointeracionista, pois vemos a linguagem como um processo de interação social. Pudemos presenciar relatos emocionantes de professores com as mais diversas situações e histórias de vida. Fragmentos foram lidos, cantados, declamados, chorados, ... A dinâmica resultou num clima mais descontraído e motivador para o estudo da TP3.
Logo após apresentei novamente a metodologia do programa, sistema de avaliação, estudo das TPs, versão do aluno e do professor, o avançando na prática, portifólio, plantão pedagógico e o projeto que deverá ser executado pelo professor cursista ao longo do ano. Expliquei passo a passo o programa GESTAR II procurando sanar todas as dúvidas. Lembrei ainda que as oficinas serão interativas e que a reflexão sobre a teoria e a prática da Língua Portuguesa era nosso ponto primordial. Portanto, era necessário o estudo das TPs, o relato do avançando na prática e a discussão de estratégias de ensino-aprendizagem. Finalizei, pela manhã, com um vídeo motivador. Encerramos mais cedo para o almoço porque não tivemos intervalo para o lanche.
Ao retornarmos iniciei com os “Envelopes da linguagem”. Dividi os grupos e solicitei que cada grupo definisse seus próprios critérios de seleção e classificação dos textos. Foi muito interessante porque cada um de nós temos uma forma de ver o texto e classificá-lo. O objetivo era reconhecer e classificar pelo nosso conhecimento intuitivo de gêneros, refletindo sobre suas características. Alguns professores encontraram dificuldades em selecionar os textos diante de tanta variedade, outros não. Terminada a apresentação dos envelopes da linguagem iniciamos nossa discussão teórica sobre os gêneros textuais e os tipos textuais da TP3. Os textos de referência( Gêneros textuais: definição e funcionalidade, Marcuschi e Descrição e dissertação, Platão e Fiorin) deram suporte teórico para os questionamentos que foram muitos. Além da riqueza de atividades e conteúdos apresentados na TP3. Uma professora questionou sobre a definição dos tipos textuais( narrativo, descritivo, dissertativo,preditivo e injuntivo) alegando não concordar porque na revista Nova Escola a classificação era outra. Eu salientei que cada periódico, jornal, rádio ou televisão, seguiam tendências, opiniões, vertentes, ideais ou concepções diferentes. Mas que o Gestar tem como base os PCNs, uma concepção de ensino sócio-construtivista e textos teóricos que fundamentavam e validavam o conteúdo. Assim como o livro didático conceitua de diferentes maneiras um assunto por se tratar de autores diferentes.
Paramos para um lanchinho (patrocinado pelas formadoras: Áurea, Edleuza e eu).
Voltamos para as oficinas 5 e 6. Lembrando que os relatos do avançando na prática ficaram para o nosso próximo encontro.
Para realizar as duas oficinas dividi três grupos: um grupo com o texto “Poema tirado de uma notícia de jornal” de Manuel Bandeira(nosso homenageado na FLIP/2009); um com o texto “Bom dia” de Gil e Milton e o terceiro grupo com o texto do Jô Soares. As atividades apresentadas foram excelentes e puderam enriquecer a prática dos professores. Sugestões são sempre válidas.
Encerramos com a avaliação da oficina alertando a todos sobre a importância de participar e contribuir com o processo. Aproveitamos para preencher uma ficha de identificação, evitando dessa forma problemas de comunicação.
Sobre a próxima oficina ressaltei a importância do estudo da TP4, cujo tema era “Leitura e processos de escrita I”. O estudo enriquece e torna a discussão fluente e rica.
A pergunta motivadora para nosso próximo encontro é “Como você acha que leitura, escrita e letramento se relacionam?”
E assim ficamos com a certeza de que precisamos aprimorar e atualizar nossos saberes profissionais para nos tornarmos profissionais melhores e pessoas melhores.
Abraços,
Florência
Olá Florência, gostei bastante das atividades que você realizou com seus cursistas. Nós aqui em João Pessoa também temos trabalhado alguns dos teóricos apresentados na bibliografia dos TPs, o que tem ajudado bastante a nossa prática. Grande abraço, Virgínia.
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