quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Relatório da TP4




“Um livro caindo n’alma
É germe na palma
É chuva que faz o mar.”

CastroAlves
in:O pequeno planeta perdido, Ziraldo


As oficinas da “TP4 – Leitura e Processos de Escrita I” foram muito proveitosas. Pela manhã, para descontrair, iniciei com uma mensagem muito bonitinha sobre a nova ortografia da Língua Portuguesa. Em seguida fomos aos relatos da “TP3 – Gêneros Textuais”, mas infelizmente os professores não puderam relatar. As escolas ficaram paralisadas praticamente trinta dias, por causa das férias e da nova gripe. Além disso, outras atividades (avaliações bimestrais, feriados, cursos) impossibilitaram a aplicação das atividades. Aproveitei o momento para reforçar o compromisso que o professor cursista deve ter com as atividades propostas e entrega dos portfólios atualizados.
Como era previsto que muitos não teriam condições de realizar os “Avançando na prática” e consequentemente relatá-los, dei então continuidade aos trabalhos. O ponto de partida foi o texto “Moça Tecelã” da Marina Colasanti no qual pudemos realizar uma seqüência de leitura (objetiva, inferencial e avaliativa). Os professores puderam a partir deste texto repensar e reescrever. Surgiram produções excelentes, num clima tranquilo e produtivo.
Para aprofundar nossa discussão sobre leitura utilizei o material da professora Cátia Martins “A construção da escrita e da leitura” que proporcionou algumas reflexões teóricas e práticas a respeito do tema, e ainda propôs metodologias que facilitam a compreensão de textos. Neste momento pudemos enfatizar a importância do letramento numa sociedade cada vez mais competitiva e como a escola deve garantir aos seus alunos sua efetiva promoção e sucesso.
O texto de referência de Matencio deu suporte para a discussão sobre letramento, alfabetização e escolarização. As questões foram debatidas e os professores concluíram que precisam melhorar a prática de leitura e escrita dando significação ao trabalho em sala de aula, atribuindo relação entre o fazer e os usos da escrita no dia-a-dia. Realizamos o planejamento e exploração do poema Cidadezinha qualquer e a atividade proporcionou a interação entre os grupos de séries afins. Finalizamos com o vídeo “Eu só peço a Deus”.
Abri a oficina da tarde com o livro “O carteiro chegou – Janet e Allan Ahberg” e logo em seguida iniciei com o material da TP4- Ensino da escrita. Alguns professores perceberam que ainda trabalhavam com a redação escolar, que a produção de texto é competência do professor e requer processos que a fundamentem. A discussão foi muito boa, mas melhor ainda foi o texto de referência da Ângela Kleiman –“Por que meu aluno não lê?”. Ele possibilitou levantar por parte dos professores vários fatores que impossibilitam o desenvolvimento da leitura e escrita na escola. O fator principal é cultural, pois acreditam que a leitura não é estimulada desde cedo e dessa forma fica a margem tanto pela família quanto pela escola. Contudo ficou evidente que se a família não faz a escola tem obrigação de fazê-lo. E ainda enfatizaram que o professor deve ser o primeiro a dar exemplos e mostrar-se um verdadeiro leitor. O gosto pela leitura deve ser estimulado o quanto antes e aí, consideraram que o professor das séries iniciais deveria assumir essa postura também. Mas não deixaram de evidenciar que a falta de compromisso dos alunos têm desmotivado a todos. Por isso afirmei que as aulas de Língua Portuguesa devem ser atraentes e estimular o desenvolvimento das competências sócio-comunicativas dos nossos alunos. Se bem planejadas a diferença acontecerá para muitos alunos e com o tempo para todos. O Gestar II pretende justamente isso, descobrir a dificuldades encontradas no trabalho da leitura e da escrita e daí buscar soluções para essas dificuldades. Entender que a leitura é um ato prazeroso, antes de tudo, é fundamental.
Os professores demonstraram interesse e compromisso com as oficinas. Os encontros têm sido extremamente enriquecedores e a troca de experiências proporcionado muitas vivências. Acredito que em breve nossas discussões aprofundarão e teremos momentos significativos com os relatos dos Avançando na prática. A avaliação foi positiva e o nosso próximo encontro será dia 12/09. Finalizei com o poema da Magda Soares “Letramento” que é perfeito.



Abraços fraternos,

Florência Vieira

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