domingo, 13 de setembro de 2009

Relatório da 2ª Etapa de acompanhamento



GESTAR II – Belo Horizonte

“Não há uma língua portuguesa.
Há línguas em português”.
José Saramago

A 2ª Etapa do Gestar II aconteceu em Belo Horizonte, no período de 24/08 a 28/08. Eu estava ansiosa para rever o pessoal e a nossa formadora Tamar Rabelo. Inicialmente nossas atividades foram de socialização dos portfólios dos professores cursistas. O material apresentado estava muito bonito e foi ponto de partida para a troca de experiências, depoimentos e reflexões. A nossa discussão foi pautada nos problemas de leitura e escrita e na importância de se desenvolver o programa com consciência. Pudemos perceber que os nossos problemas são semelhantes, mas a satisfação de estar participando efetivamente do Gestar nos motiva e nos engrandece.
O Gestar tem sido um espaço de aprendizado, reflexão e inovação, porque proporciona momentos surpreendentes e importantíssimos para o nosso aperfeiçoamento profissional e pessoal.
Nessa 2ª etapa de acompanhamento estudamos as TPs 1, 2 e 6. Discutimos os aspectos que envolvem a cultura, a arte e a literatura; além da gramática e produção textual. O estudo dessas TPs dá continuidade à construção e ao conhecimento de uma nova prática pedagógica que estimula o fazer na sala de aula.
O trabalho com a língua portuguesa cada vez mais me fascina e com o Gestar pude ampliar os meus conceitos, rever e formular outros que se modificaram em função do dinamismo da língua, de pesquisas e estudos que validam e justificam tais mudanças.
Nesse contexto buscamos construir uma prática significativa do ensino da língua e do desenvolvimento da competência comunicativa dos nossos alunos.
Portanto temos a missão de multiplicar o conhecimento e envolver alunos e professores nesse processo de transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário