domingo, 21 de fevereiro de 2010

Relatório da TP 2



“A palavra como se sabe é um ser vivo.”
Victor Hugo

 
 
No dia 12/12/09 realizamos as oficinas 3 e 4 da TP 2 - Análise linguística e Análise literária. Iniciamos com o vídeo “O poder da visão” e logo após abrimos a discussão sobre o mesmo. Os professores cursistas atentaram para o fato de direcionarmos nosso olhar para o novo, para mudanças, para a aprendizagem significativa e para o aluno que nos motiva e com o qual lidamos diariamente.

Logo após repassamos os informes gerais sobre projeto, freqüência e portifólio, pois há situações de professores que se encontram com algumas pendências e comprometimentos como a freqüência dos encontros presenciais. Ressaltamos que a participação e o comprometimento com as atividades das TPs são essenciais para o sucesso do programa, para a aprendizagem e para os relatos de experiência das aplicações dos avançando na prática. Vale lembrar que o Gestar é um programa de teoria e prática e, portanto deve ser estudado, discutido e desenvolvido por todos com o objetivo de descobrir e diagnosticar os avanços e as dificuldades dos nossos alunos com a língua portuguesa e, a partir daí buscar soluções para essas dificuldades.

Para trabalhar com a unidade 5 da TP 2 – Gramática: seus vários sentidos - apresentamos slides para motivar a nossa discussão sobre as várias acepções que a palavra gramática tem nos estudos lingüísticos e como a confusão entre essas acepções pode gerar dificuldades de ensino-aprendizagem da língua. Os professores demonstraram interesse pelo assunto e deixaram evidenciado que não adotam uma prática tradicional e gramaticista que apenas visa à decoração de regras e que de nada serve ao aluno no uso funcional da língua. Realizamos com muito segurança a oficina 3 realizando a atividade com textos.

Já no segundo momento do dia tratamos da arte, suas características e em especial a arte da palavra escrita, a literatura. Discutimos sobre arte, realizamos a oficina 4 e desenvolvemos a proposta de interpretação de texto. Aproveitamos o momento para realizarmos uma atividade extraclasse. Visitamos o Centro de Artesanato de Januária e ouvimos uma palestra sobre o trabalho com a arte regional.

Encerramos nosso dia com uma avaliação positiva sobre os nossos encontros e falamos sobre nossa próxima oficina que acontecerá agora dia 27/02/10.

Final de ano letivo não é fácil, mas conseguimos alcançar nossas metas em todos os encontros e por isso finalizamos com uma oração de agradecimento, votos de fé, sucesso e muito entusiasmo no ano de 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário