quinta-feira, 1 de abril de 2010

Relatório da TP6

Tipo de Oficina: TP 06 – Leitura e Processos de Escrita II

• Data: 20/03/10

• Carga: 8 horas

“Lemos para saber, para compreender, para refletir. Lemos também pela beleza da linguagem, para nossa emoção, para nossa perturbação. Lemos para compartilhar. Lemos para sonhar e para aprender a sonhar.”



José Moraes. A arte de ler. São Paulo:Unesp,1996,p.12.

Realizamos no dia 20/03/10 as oficinas com a TP6 - Leitura e Processos de Escrita II – na Escola Estadual Pio XII. Nosso primeiro momento foi assistir a mensagem “Bom dia” em slides para criar um momento de harmonia e satisfação em todos e dessa forma chegar ao final do dia mais felizes.

Após alguns informes gerais demos início aos relatos de experiência dos “Avançando na Prática” da TP6. Os professores relataram que o trabalho com o texto argumentativo em muitas turmas teve que ser adaptado em função do ano/série e da dificuldade em identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos e consequentemente na produção de textos escritos, porém conseguiram realizar as atividades através da oralidade, principalmente nas turmas de 6º ano, e concluíram que é necessário criar estratégias de leitura e escrita, pois se trata de um processo que deve ser construído e fomentado em sala de aula. Observaram ainda, que nesse aspecto as atividades do Gestar II propiciarão o alcance dos objetivos em desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Esses foram seus últimos relatos de experiência com as TPs e deixaram evidenciado o desejo de continuar trabalhando na perspectiva do Gestar, contudo, com calma, pois concluíram que o tempo para realizar as atividades foi curto e causou certa tensão em todos.

Esclarecemos que estamos encerrando uma etapa de encontros presenciais, mas que a aprendizagem e a busca incessante por conhecimento devem pautar o trabalho do educador e desejamos que o material do Gestar fizesse realmente a diferença no espaço escolar e na vida dos alunos.

O estudo da TP6 – unidade 21, argumentação - teve como ponto de partida o livro “Zoom”. A discussão sobre ponto de vista deu margem para o estudo da argumentatividade que tem por finalidade convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de alguma ideia ou comportamento. Nas unidades 22 e 23 discutimos e refletimos sobre as estratégias utilizadas no planejamento, escrita, revisão e edição textual. Para isso, é necessário estabelecer estratégias de releitura, reflexão e compreensão do que se escreve e do que se lê. Já na unidade 24 – a última do Gestar II, Literatura para adolescentes - utilizamos o livro virtual "Olha o olho da menina", texto de Marisa Prado e ilustração de Ziraldo. A discussão foi fervorosa em virtude da questão da leitura não ser uma prática constante na vida dos nossos alunos da maneira que gostaríamos que fosse. Porém, destacamos que nosso alunado lê mais do que pensamos, mesmo que não seja uma leitura de qualidade, ainda sim ele lê. Por isso a escola tem um papel fundamental nesse processo, porque é ela que dará condição ao aluno de exercer sua cidadania e por em prática sua habilidade de leitura e escrita na sociedade em que vive.

Nesse sentido utilizamos os slides fornecidos por nossa formadora Tamar e que trata de estratégias de leitura. O material foi produzido a partir do livro Estratégias de leitura de Isabel Solé; tradução Claudia Schilling. Diante dele, percebemos que as estratégias de leitura são procedimentos de ensino, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos. O objetivo é ajudar nossos professores a promover nos alunos a utilização de estratégias que lhes permitam interpretar e compreender os textos escritos de forma competente.

Muitos professores destacaram que o trabalho com a literatura para adolescentes fica prejudicado por falta de acervo nas bibliotecas das escolas. Muitas vezes o acesso ao livro é restrito, o ambiente não é propício e o próprio professor não é instrumento de motivação porque ele não é um leitor. E aí o exemplo fala muito.

É necessário dar espaço privilegiado para a leitura e para o livro de literatura. Compartilho com Bartolomeu Campos Queirós a mesma idéia.

“Há trabalho mais definitivo, há ação mais absoluta do que essa de aproximar o homem do livro?”

Penso que a leitura é uma porta aberta para o conhecimento, é sentido de vida, é fonte de prazer, é sustentação e equilíbrio da mente. Portanto devemos entendê-la como um ato prazeroso e, antes de tudo, fundamental. E ainda, concordando com as ponderações de Fanny Abramovich (1997, p.16), quando ela diz que ―Ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo [...]‖ deixo expresso meus sentimentos e ideais de convicção de quão importante é a leitura no âmbito escolar e na vida do educador.

As oficinas 11 e 12 das páginas 219 e 223 foram realizadas num único momento. Os grupos foram divididos e cada um realizou a atividade proposta pela oficina em razão do tempo. Foram discutidos os aspectos pertinentes a cada atividade com sucesso e participação de todos.

Finalizamos nosso dia com a avaliação da página 223 da tp6 e informamos sobre nossa próxima oficina, que acontecerá dia 17/04/10. Será uma oficina de avaliação e para isso os professores deverão preparar uma apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas e relatarem suas experiências e impressões positivas e/ou negativas com o Gestar II.

Desejamos a todos bons dias até o nosso encontro.

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