quinta-feira, 6 de maio de 2010

Relatório final e autoavaliação


SEE/MG – Superintendência de Ensino de Januária
GESTAR II - ÁREA: Língua Portuguesa
Professor formador: Florência Vieira Pacheco Andrade


Avaliação do Programa Gestar II

 
O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II – do qual participamos, contemplou a teoria e a prática com a linguagem oral e escrita, configurando um dos eixos de grande importância para a ampliação das possibilidades de inserção e participação do educando nas diversas práticas sociais, favorecendo a interação com os outros e o desenvolvimento do pensamento.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sócio-cultural entendem, interpretam e representam a realidade.
Ao promover experiências significativas de aprendizagem os professores cursistas propiciaram o desenvolvimento dos seus alunos de forma harmoniosa, tornando-os autônomos, capazes e criativos. Além da sua formação permanente e as inúmeras possibilidades de aperfeiçoamento pessoal e profissional nas horas de estudo individual ou em nossos encontros presenciais, capacitando-os para o trabalho e para a vida.
Assim sendo, percebemos que o programa atingiu seu objetivo específico que é associar teoria e prática, dando enfoque à linguagem como fenômeno cultural, no qual a língua é o principal fator de estudo. Esse foi o diferencial do Gestar como curso de formação continuada, associar teoria e prática.
O Gestar teve como objetivo maior possibilitar ao professor a busca pela valorização pessoal e profissional, e isso aconteceu de forma prazerosa, orientada e efetiva.
Nas oficinas todos os professores reconheceram a qualidade do material apresentado nas TPs e perceberam que a formação continuada é necessária para o profissional da educação que reflete sobre sua prática docente e sobre sua atuação na escola, com seus alunos e na sociedade.
Contudo, avaliaram que o tempo para a realização e aplicação dos “Avançando na Prática” das TPs e até mesmo o estudo das TPs não foi suficiente. O intervalo entre uma oficina e outra foi curto, ocasionando algumas reclamações, desanimo e sensação de sobrecarga, tendo em vista que a escola realiza outras atividades e que alguns fatores pessoais e internos acabam por atrasar o processo. As realidades são diferentes e as experiências também.
Outro ponto negativo considerado por todos foi a falta de recursos para reprodução do material para os alunos. Muitos não contaram com o apoio do diretor e do supervisor, mesmo estando cientes do processo, já que a equipe da S.R.E enviou ofícios orientando a todos sobre o Gestar II. A falta de parceria foi um problema. Faltou interação entre a S.R.E e os Gestores das escolas participantes.
Quanto a nós, professores formadores do Gestar, tivemos três encontros presenciais com a formadora da UNB, Tamar Rabelo. O suporte pedagógico e o material de apoio fornecido por Tamar e pelo CFORM para a realização das oficinas com nossos professores cursistas foram essenciais. Nossas oficinas foram programadas e planejadas com riqueza de material e de dinamismo.
Por ser uma formação semipresencial e fundamentada na teoria e nos pressupostos da educação à distância, visando à autonomia e o estudo independente é que a nossa formadora optou por nos avaliar através de blog, um diário eletrônico.
O blog foi criado por cada professor formador de Língua Portuguesa e lá estão postados todos os relatórios referentes às oficinas desenvolvidas, além das nossas reflexões, textos e vivências ...
Realizamos no dia 17/04/10 a última oficina. Foi uma oficina de avaliação com duração de quatro horas. Esteve presente nesse dia a equipe da S.R.E para acompanhamento dos trabalhos finais. Os professores apresentaram os projetos desenvolvidos em suas escolas para todos os participantes.
Os projetos contemplaram o tema leitura e escrita e sua metodologia envolveu atividades práticas com os alunos. Pudemos apreciar as apresentações e avaliar através dos depoimentos dos professores que o Gestar contribuiu consideravelmente para a mudança da prática pedagógica de todos. A metodologia voltada para a interação constante entre alunos e professor, oferecendo possibilidades de progresso não só como leitor e escritor, mas também como interlocutor foi o ponto chave para o sucesso do desenvolvimento da prática em sala de aula.
O estudo e o trabalho com os gêneros textuais da TP 3 foram eleitos os melhores, pois causou inquietação e para construir conhecimento é preciso haver inquietação. As discussões foram riquíssimas e a participação foi muito boa.
Avaliamos ainda, os portifólios dos professores cursistas estabelecendo critérios para a emissão de conceito avaliativo EXCELENTE, ÓTIMO e BOM de acordo com a apresentação do memorial profissional, memorial de leitor, relatórios reflexivos dos “Avançando na prática”, relatórios dos encontros e projeto pedagógico com fundamentação teórica.
Concluímos nosso trabalho no programa Gestar II com a sensação de dever cumprido e de ter possibilitado e mediado a mudança em muitos professores.
Penso que não finalizamos nada, pois estaremos sempre buscando o melhor e iniciando ou dando continuidade à novas aprendizagens.
Abraços,
Profª. Florência Vieira







Um comentário:

  1. OI Florência,
    estou utilizando o seu blog para o relato de uma pesquisa a ser apresentada na SBPC na próxima semana.
    Um abraço
    Tamar

    ResponderExcluir