sábado, 4 de abril de 2009

Relatando o 1º Encontro

Em Minas ...

“Devo dizer que nasci em Cordisburgo, uma cidadezinha não muito interessante, mas para mim sim, de muita importância. Além disso, em Minas Gerais; sou mineiro. E isto, sim, é o importante, pois, quando escrevo, sempre me sinto transportado para este mundo, Cordisburgo.” Guimarães Rosa

Em Minas Gerais, o primeiro encontro de Formadores do Gestar II, aconteceu na cidade de Montes Claros no período de 23 a 27 de março.Foi uma semana prazerosa e calorosa onde a aproximação aconteceu literalmente. No início alguns atropelos, mas logo solucionados.
Cheguei carregada de expectativas, anseios e motivação para saber e entender o que era o Gestar. Agora sei que é um programa voltado para a Gestão da Aprendizagem Escolar, o que me causou imensa satisfação. Acredito que é através da formação continuada que melhoraremos profissionalmente e encontraremos soluções para os problemas de ensino-aprendizagem tão comuns em nossas escolas.
Esse encontro resultou em amizades e troca de experiências. Adorei a turma toda e o meu grupo de trabalho. E por falar em trabalho, como o povo mineiro é criativo. Os trabalhos apresentados expressaram a riqueza cultural de diferentes cidades mineiras. E aí, apaixono-me cada vez mais por Minas.
Por ora, é estudar o material, ler os textos que servirão de base às discussões e preparar para as oficinas.

Ao trabalho,


Florência

Fotos do 1º Encontro - Montes Claros / MG












Palavra vai ...
Palavra vem ...
E com ela vamos articulando ideias, trocando experiências, vivenciando momentos, revelando pensamentos, considerando pontos, pronunciando, unindo, juntando, dialogando.
Penso que é dessa forma que as oficinas propostas pelo Gestar contribuirão para o nosso aprimoramento profissional e pessoal. É através dessa interação que construiremos os conhecimentos necessários ao fazer em sala de aula.
O blog “Oficina de ideias” tem a intenção de estabelecer o diálogo, ultrapassando as barreiras geográficas e culturais que nos separam. É a expansão do conhecimento acontecendo em rede.
Aqui será um espaço de atualização dos saberes profissionais em prol da qualidade do processo ensino-aprendizagem, pois cada um de nós, educadores, compomos essa rede de saberes que precisam ser divulgados, apreciados, enamorados.
E tomo a liberdade de incluir a todos, pois vejo no educador o compromisso, a dedicação, a paixão pelo que faz.
Apaixonarmos pelo o que fazemos é essencial.
Então, convido a todos, simpatizantes e apaixonados pelo ato de educar, a participarem desse processo e a fomentar aspectos práticos e teóricos que norteiam o ofício do professor de Língua Portuguesa.